sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Saber fazer

Publicada por Cat à(s) 09:41
Aprender. . Este verão programei aprender. . Há coisas que desde sempre me lembro de ter vontade de saber fazer. . Uma delas, costurar à máquina e bordar. Sinto-me atraída pelo mundo do crochet e da costura, porque gosto e ultimamente, porque sinto que há coisas que não se podem perder. As nossas avós e algumas mães aprenderam pequeninas a costurar e a bordar, por isso sinto a costura como um saber tradicional e familiar, cuja aprendizagem pode ser muito mais do que a aquisição de uma nova aptidão, mas uma experiência de ligação e comunicação entre gerações ! E tive essa experiência estes dias. Em que fui ter à casa velha, e por isso, linda e cheia de histórias, da minha tia. A minha tia é uma costureira talentosa, que sabe bordar de todas as formas que conheço e muitas mais que não conheço. Quando era mais nova fazia vestidos de noiva e ainda hoje faz trajes tradicionais da região. Por isso não podia ter tido melhor mestre ! Assim, aprendi a fazer crochet, e comecei por fazer uma roseta verde que demorei três dias a terminar (a minha tia fez a outra amarela em menos de três horas !). Mas como em tudo, a prática faz a perfeição ! Um dia depois aventurei-me pela costura à máquina e o resultado foi uma mini saca feita de restos de tecidos para camisas e retalhos de chita para uma futura saca de retalhos ! Toda esta aprendizagem foi acompanhada de outro talento da minha tia, a cozinha. . Porque isto de aprender dá fomeca ! Adorei aprender e agora só me apetece colocar em práticas as novas aptidões. Tenho ideias a borbulhar, a maioria demasiado complicadas para uma principiante, mas para começar gostava de aperfeiçoar o meu crochet para fazer uma manta de granny squares !

1 comentários:

Rute Ol on 14 de outubro de 2010 às 09:47 disse...

Olá Catarina,

Tive, at least, oportunidade para me passear pelo teu blog e este post foi um dos que mais me chamou à atenção :)

A costura também é algo que me fascina desde muito cedo porque cresci a vestir os vestidos que a minha Avô me fazia com tanto carinho..

Gostei do teu espacinho virtual,

*

Enviar um comentário

 

PIRILAMPO DE BOLSO Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos